Granito

O granito é uma rocha ígnea de grão grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos alcalinos. O granito é utilizado na construção civil e como rocha ornamental.
A composição mineralógica dos granitos é definida por associações muito variadas de quartzo, feldspato, micas (biotite e/ou moscovite). Quartzo, feldspatos, micas e anfíbolas são os minerais dominantes nas rochas graníticas e afins. A cor negra variavelmente impregnada na matriz das rochas silicatadas, é conferida pelos minerais máficos (silicatos ferro-magnesianos). Nos granitos mais claros, com menor quantidade de minerais ferro-magnesianos, o quartzo e o feldspato compõem normalmente entre 85% e 95% da rocha.

Mármore

Mármore é uma rocha metamórfica originada pela exposição a altas temperaturas e pressão. Em geologia, chamam-se rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformações físicas e químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo. As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e actividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em Construção civil. Comercialmente são classificados como mármores, todas as rochas carbonáticas capazes de receber polimento. Possuem uma variedade de cores, texturas e estruturas que as tornam bastante desejadas na indústria de rochas ornamentais. Em Portugal, as maiores explorações de mármore localizam-se em torno da zona de Estremoz.